a onda
Por volta de 400 anos a.C. filósofo grego Demócrito sugeriu que a matéria não é contínua, isto é, ela é feita de minúsculas partículas indivisíveis. Essas partículas foram chamadas de átomos (a palavra átomo significa, em grego, indivisível). Este modelo é apenas filosófico.
O Primeiro Modelo cientifico foi proposto por John Dalton (1766-1844) após ele vieram outros cientistas contribuir para a mudança e aperfeiçoamento da idéia de átomo e da estrutura da Matéria são eles respectivamente, Thomson(1897), Rutherford(1911), Böhr(1913).
Modelo Atômico de Dalton(1808):
· A Matéria era constituída de átomos que seriam uma esfera Maciça, Indivisível, Impenetrável e Indestrutível.
· Todos os átomos de um dado elemento são idênticos, tendo em particular o mesmo tamanho, massa e propriedades químicas.
- Seu modelo ficou conhecido como "Bola de Bilhar".
Modelo Atômico deThomson (1897):
J.J. Thomson em suas pesquisas sobre a natureza elétrica da matéria descobriu que a matéria era formada por cargas elétricas positivas e negativas, sendo assim modificou o modelo atômico de Dalton.
Thomson apresentou o seu modelo atômico: uma esfera de carga positiva na qual os elétrons, de carga negativa, estão distribuídos mais ou menos uniformemente. A carga positiva está distribuída, homogeneamente, por toda a esfera. Seu modelo ficou conhecido como "Pudim de passas ou ameixas".
Modelo Atômico de Rutherford (1911):
Rutherford bombardeou uma fina lâmina de ouro com raios alfa (α Positivos) e observou que a maioria dos raios alfa (α) não desviavam, sendo assim o átomo não poderia ser maciço e positivo, ao contrario o átomo seria um imenso vazio.
Ele concluiu que o átomo não era uma bolinha maciça. Admitiu uma parte central positiva muito pequena mas de grande massa ("o núcleo") e uma parte envolvente negativa e relativamente enorme ("a eletrosfera ou coroa"). Se o átomo tivesse o tamanho do Estádio do Morumbi, o núcleo seria o tamanho de uma azeitona.