vinculo empregaticio
VINCULO EMPREGATICIO
TITULO
VINCULO EMPREGATICIO
OBJETIVO
Desenvolver uma pesquisa sobre vinculo empregatício, para que o administrador de empresas tenha um maior conhecimento sobre o assunto e possa realizar seu trabalho com eficiência.
JUSTIFICATIVA
Vinculo empregatício é a relação do empregado e empregador. Um assunto de grande interesse para o administrador de empresas, pois não é apenas com o contrato de trabalho que o vinculo existe. Sendo muito importante reconhecer todas as formas que se concretiza o vinculo, para que o administrador possa estar de acordo com as leis trabalhistas e saber seus direitos e deveres com o empregado na sua empresa e assim evitar conflitos na relação de trabalho na empresa que atua.
INTRODUÇÃO
O vinculo empregatício se da através de vários fatores que concretizam este vinculo, que são: a pessoalidade, que quer dizer a pessoa não pode ser substituída por outra pessoa para desempenhar seu trabalho.Deve haver habitualidade, o trabalho não pode ser eventual para ocorrer vinculo empregatício.Outro fator se refere a subordinação hierárquica, o trabalhador esta sujeito a determinações do empregador e também a remuneração que se trata da dependência econômica do trabalhador.Comprovado o vinculo empregatício o empregador tem a obrigação de pagar os direitos trabalhistas do empregado sob penas da lei.
DESENVOLVIMENTO
O Vínculo empregatício ou relação de emprego ocorre quando alguém presta algum serviço a uma pessoa física ou jurídica com uma remuneração, pessoalidade e não-eventualidade. O empregado, segundo o contrato de trabalho, deve obedecer às ordens do empregador, ou seja, o empregado esta subordinado hierarquicamente quanto ao empregador. O contrato de trabalho está regularizado na Consolidação das Leis do Trabalho, o CLT.
Empregador é uma pessoa física ou jurídica que contrata alguém para lhe prestar algum serviço. O empregador pode ser uma empresa, o