A noção do texto Resumo
▪ Texto e gênero Cada função da linguagem segundo Jakobson, é centrada num destes pontos da rede de comunicação: Na informação propriamente dita,no destinatário,no canal de comunicação,na mensagem, num código como num verbete de dicionário e no remetente.
▪ Ponto de vista e manipulação A união do visual (desenho, fotografia) com o verbal (palavra) constrói o sentido de determinados textos. A manipulação, feita por um sujeito (destinador) sobre outro (destinatário) supõe um objeto de desejo. Esquema da manipulação entre sujeitos: Provocação (imagem negativa do destinatário), sedução (imagem positiva do destinatário), intimidação (castigo para o destinatário) e tentação (prêmio para o destinatário). Ou seja, toda a comunicação é um meio de manipulação.
▪Coesão por retomada / antecipação de palavra gramatical ou lexical. Retomada por palavra gramatical: Pronome: relativo (que, o qual, cujo, onde), Demonstrativo: (este, esse, aquele, isto, isso, aquilo, tal)
Pessoal da 3ª pessoa: (reto: ele, ela; oblíquo: o / a, lhe)
Possessivo: (meu, teu, seu, nosso, vosso, dele)
Indefinido: (algum, todo, tudo, outro, vários, diversos)
Interrogativos: (quê?, qual?).
As primeiras serão: Advérbios e locuções adverbiais, artigo definido, verbo, numerais. Retomada por palavra lexical: Repetição de termos lexicais, sinônimos, hiperonônimo e hipônimo e expressão nominal. Antecipação por palavra lexical: Hiperonímia / hiponímia.
▪ Conexão entre segmentos do texto: emprego de conectores. Reformulação do que foi dito: Isto é, ou seja, quer dizer, ou melhor,aliás. Ligação de argumentos em favor de determinada conclusão: Não só...mas também, tanto...como, além disso, a par de. Comparação entre dois argumentos: Tanto...quanto, mais...do que, menos do que. Conclusão de argumentos encaminhados na mesma direção: Por conseguinte, portanto e logo. Ligação de dois argumentos um dos