Revisitando O Conceito De Resumos
Resumo: Revisitando o conceito de resumos
Alguns pesquisadores, a partir dos anos oitenta, se voltaram para estudos sobre o ensino da produção de resumos. Tiveram como inspiração pressupostos teóricos da Linguística Textual e usaram também a noção bakhtiniana. É importante deixar bem claro o conceito de resumo na plataforma de ensino. O eixo dessa noção, da teoria bakhtiniana, é o que inclui algumas características por apresentarem: tema, construção composicional e estilo específico.
Além de clareza da parte do professor são necessárias intervenções didáticas para que o conceito seja transmitido de maneira correta. O que leva a análise de gêneros sociais, o que nem sempre acontece de forma sistemática e homogênea. Onde a existência de uma série de fatores dificultam a identificação de gêneros e os textos, dentro de um contexto para produção. Pelos estudos de Van Dijk e Spreger-Crolles, a sumarização aconteceria por um processo mental, ao qual o leitor compreende apenas as informações básicas e necessárias para compreensão básica do texto. Para esta sumarização ser concretizada é necessário seguir algumas estratégias em diferentes tipos de texto como nos descritivos, narrativos, expositivos e argumentativos. Essas estratégias podem ser divididas em dois tipos: generalização e construção. Para um resumo do tipo narrativo é importante seguir um esquema superestrutural que envolveria a situação inicial, o conflito e a resolução.
Observando os resumos dentro da mídia impressa e digital é possível verificar que os textos pertencem a diferentes gêneros. Como resenha, artigo, e pesquisa científica. O resumo na forma jornalística serve como informação. Perante a essa mídia é possível observar certa confusão terminológica, o que ocorre devido há inúmeros textos pertencentes a diferentes gêneros. Após