A New
Fisiologia e constituição do
Cristalino e da Córnea
Módulo 2
Introdução
Neste trabalho vamos falar sobre a fisiologia e constituição do cristalino e da córnea.
Vamos aprofundar os temas e tentar mostrar os resultados das pesquisas que vamos fazer.
Córnea
Cristalino
Fisiologia do cristalino
O cristalino é uma lente que fica dentro de nossos olhos. Está situado atrás da pupila e orienta a passagem da luz até à retina. O cristalino adapta-se de forma a permitir que possamos ver correctamente os objectos que se encontram à nossa volta, estando eles mais próximos o cristalino fica mais espesso, e se estiverem mais distantes ele torna-se mais fino. A esta adaptação chamamos acomodação visual.
Na acomodação, a potência do cristalino aumenta de 19 a 30 Dioptrias. Pelos
40 anos o poder de acomodação vai se perdendo devido á perda elasticidade.
Constituição do Cristalino
É constituído por células organizadas longitudinalmente, como uma casca de cebola, que perde os seus organelos durante a formação, assumindo assim a sua característica transparente. Tem de 7 a 9 mm de comprimento no seu maior eixo tem de 2 a 4 mm de espessura. O cristalino é formado, basicamente, por três partes:
Fibras do Cristalino: encontram-se sob a forma de elementos prismáticos finos e longos.
São células altamente diferenciadas, oriundas das células originais do cristalino embrionário.
Quando perdem os núcleos alongam-se consideravelmente, podendo alcançar as dimensões de 8 mm de comprimento por 10 de espessura. O citoplasma possui poucos organelos. As fibras estão unidas por desmossomas e geralmente orientam-se em direção paralela à superfície do cristalino.
Cápsula do Cristalino: apresenta-se como um revestimento celular homogéneo, mais espesso na face anterior do cristalino. É uma formação muito elástica, constituída por colagénio tipo IV e glicoproteínas.
Epitélio subcapsular: é formado por uma única camada de células epitéliais cubóides,