A necessidade do tratamento da água para o consumo humano
O conhecimento sobre as águas naturais como recurso e fonte para a sobrevivência, da interação do ciclo da água na natureza, bem como os problemas de diferentes aspectos causados pela intervenção humana, e por fenômenos naturais.
Nessa perspectiva as mudanças nas propriedades da água pura devem ser tratadas prioritariamente de forma qualitativa, procurando-se conhecer os fenômenos e compreender de acordo com as realidades vividas. Na problemática poluição das águas, é importante a compreensão da composição de intervenções dos materiais que causam perturbações, seus efeitos e possíveis procedimentos para evitá-los ou minimiza-los.
A escassez de água é causada pela combinação de crescimento populacional exagerado e esgotamento de reservas naturais.
Visto dessa forma, parece que existe muita água, não é mesmo?
Mas infelizmente a situação não é tão agradável assim. Por razões geológicas, há no planeta regiões com muita água, enquanto outras são verdadeiros desertos. Outra agravante é o enorme consumo de água pelas industriais. A fabricação de uma simples latinha de refrigerante, por exemplo, necessita de aproximadamente 28 litros de água.
Assim, torna-se previsível que a crescente industrialização da sociedade, aliada à poluição ambiental, venha a afetar dramaticamente as reservas mundiais de água potável.
Assim de todos esses, há ainda outro fator importante a ser considerado: da mesma maneira ocorre em algumas partes do Nordeste brasileiro, há varias regiões do mundo com péssima distribuição de água potável em virtude de motivos meramente políticos. Desse modo, as épocas de seca parecem tornar-se um negocio economicamente atraente para alguns setores, mas com evidente prejuízo à qualidade de vida das populações dessas regiões.
Por outro lado, nos grandes centros urbanos que possuem caros e avançados sistema de tratamento de água, verifica-se com freqüência um fato oposto; o