A natureza elétrica da matéria
Atração e repulsão entre cargas elétricas
Disseram que há duas espécies de carga elétrica: positiva e negativa. Podemos,então comprovar a existência dessas cargas por meio da seguinte experiência :
Atrita-se uma caneta de plástico com uma flanela e suspende-se a caneta por um fio de linha e de tal modo que ela possa oscilar.Em seguida , atrita-se outra caneta com a mesma flanela.
Ao aproximar esta caneta da que está suspensa,vamos observar uma repulsão entre elas.
Repetindo a experiência com dois tubos de ensaio (que são de vidro) atritados com flanela, também observamos que ocorre repulsão quando é aproximado do outro.
No entanto , se aproximarmos a caneta de plástico do tubo de ensaio suspenso,notaremos uma atração entre ambos.Se suspendermos a caneta e aproximarmos dela o tubo de ensaio ,também ocorre atração entre eles.
Essas experiências permitem concluir que as cargas elétricas adquiridas pela caneta de plástico não são iguais as adquiridas pelo tubo de ensaio.Isso ocorre porque o tipo de carga adquirida pelos corpos depende da natureza das substâncias que são atritadas entre si.
Experiências como estas nos permitem formular a propriedade fundamental das cargas elétricas: cargas de mesmo nome se repelem e de nomes diferentes se atraem .
NATUREZA ELÉTRICA DA MATÉRIA
Michael Faraday em 1834 mostrou que uma transformação química podia ser causada pela passagem de eletricidade através de soluções aquosas de compostos químicos. G. J. Stoney, 40 anos mais tarde, com base nas experiências de Faraday propôs a existência de partículas de eletricidade a que chamou elétrons.
Tubo de descarga de Gás: feitos de vidros, totalmente vedados e com um eletrodo em cada extremidade.
Eletrodo: condutor usado para estabelecer contato elétrico dentro de um circuito
Descarga elétrica: quando uma alta voltagem é aplicada através do eletrodo dentro do tubo de vidro e o ar é parcialmente removido, observa-se uma descarga elétrica e o ar