A Natureza da Atividade Filos fica
Perguntas:
1) Descreva o conceito de imagem negativa do filósofo para o autor. E para você qual o conceito negativo da filosofia?
R: Por lidar com problemas distantes da vida comum, o filósofo é considerado frequentemente uma pessoa destacada da realidade, perdido em especulações inúteis, alheio aos problemas que a vida diária se lhe impõem. Creio que o ponto negativo da filosofia seja justamente esse, o preconceito que existe de que o filósofo é uma pessoa destacada do mundo real e que não se importa com as coisas “importantes” da sociedade.
2) O que há de peculiar na prática teórica do filósofo?
R: O que há de peculiar em sua prática com conceitos, isto é, em sua prática teórica, é que ele está sempre buscando o fundamento ou a raiz dos problemas e das doutrinas analisadas.
3) O que Sócrates quis dizer com a frase: “a única coisa de certa que sei é que nada sei”
R: Contrariamente aos chamados sábios, ele procurava se definir em termos dos limites dos seus conhecimentos e não em termos de quantidade de conhecimento adquiridos.
4) Na opinião do autor, o que é o filósofo em sua essência?
R: O filósofo não é aquele que necessariamente sai as ruas pondo em prática as suas teorias. Ele é, essencialmente, um teórico inserido no mundo, e mesmo o problema da transformação da realidade é por ele tratado apenas teoricamente.
5) Filosoficamente o que é necessário, fundamental para o mundo ser transformado?
R: Devemos simplesmente parar de interpretar e apenas transformar, pois a transformação requer interpretação, de outro lado, a interpretação sem transformação é inútil, isto é, interpretação em termos de atitude reflexiva do filosofo deve ser sempre em ultima instancia uma interpretação com vistas a transformação do mundo. Dito de outro modo, a filosofia deve sempre falar..