A música no século XX
A música no século XX
Nome: --
Turma: --
Professora: --
Disciplina: Música
Brasília, 9 de abril de 2010
O inovador século para a arte musical
O século XX caracterizou-se por grandes inovações científicas, culturais, filosóficas e artísticas. Novas correntes de pensamentos, visões de mundo e um grupo de pessoas querendo sempre algo mais para tornar a vida algo mais dinâmico ou pelo menos representar situações. Nesse contexto de mudanças, surgem estilos musicais variados, com novos ritmos e melodias, buscando ir além da Música Romântica, predominante até então.
Novas linhas melódicas surgiam, com inclusão de diferentes ritmos, às vezes, ao mesmo tempo, sendo estes vigorosos e dinâmicos, além de melodias curtas e fragmentadas, presentes no início do século . A criação de novos instrumentos, as influencias culturais populares e regionais influenciaram muito nessa nova era, gerando uma liberdade até então inexistente na música. A arte musical foi inovada, indo além da orquestra e também do público elitista, sendo que até o final do século, os estilos de origem popular seriam os mais famosos entre todas as classes.
Estilos, como o Modernista, foram os pioneiros em movimentos que lutavam pelo fim da arte de predominância acadêmica, sendo que na música, ele revoltava-se contra o Romantismo. Isso abriu portas para estilos novos, de origem cultural popular, como o Jazz, possuindo raízes africanas e o Blues. Não é possível deixar de mencionar o Rock’n Roll, possuindo influências destes dois últimos estilos. O Rock, também baseado no Folk, outro estilo do século, deu origem a vários outros estilos, como: Heavy Metal, Hard Rock, Punk Rock, Rock Grunge e futuramente o Pop Rock.
Ainda na parte dos estilos, alguns possuem bases com a introdução de instrumentos elétricos e músicas com bases eletrônicas, novos estilos surgiram como Funk, Disco, Hip Hop e a própria Música Eletrônica e suas várias subdivisões. E,