Música no Século XX
Os compositores do Rio de Janeiro começaram a tocar música esrangeira com instrumentos nacionais gerando o conceito musical conhecido como “Choro” devido ao tom melancólico que as melodias adquiriram. Chiquinha Gonzaga destaca-se no gênero, é atribuída a ela a composição da primeira música considerada carnavalesca.
A década de 30 é considerada a era de ouro da música brasileira, onde situações do cotidiano foram transformadas em melodias por Noel Rosa. Houve também o surgimento das grandes vozes do rádio, junto com Carmem Miranda cantando o inesquecível “O que é que a baiana tem”.
O que me chama mais atenção nessa evolução musical brasileira, chega no fim do século XX, quando a música inglesa e norte-americana invade as rádios brasileiras com o Punk, New Wave e o Rock. Devido a esse novo gosto nacional principalmente da juventude. Surgiram aí bandas que tem reflexos na música nacional até hoje, como por exemplo: Titãs, Legião Urbana, Plebe Rude e o emblemático álbum “Ideologia” de cazuza.
Com a força da novela “Rainha da Sucata” ouve uma grande explosão de novos ritmos como a lambada. O que considerado por alguns empobreceu a música nacional, devido ao pouco espaço que obtiveram os cantores de MPB no momento.