A Máquina do Tempo do Faraó
Informações mais detalhadas sobre as teorias podem ser encontradas no:
MAXIMIANO, Antonio César Amaru, Introdução à Administração. p- 87-88. 5.ed.São Paulo: Atlas, 2000. A Máquina do Tempo do Faraó
O Faraó Quéops reúne-se com um especialíssimo grupo de consultores em administração, que vieram do futuro. O Faraó pretende construir uma grande pirâmide, com cerca de 2.300.000 blocos de pedra. Ele quer recomendações desses consultores para assegurar a realização do projeto. Um escriba anota as recomendações, mas registra erradamente os nomes dos consultores. Corrija o trabalho do escriba. Escreva embaixo de cada recomendação o nome do consultor que pode tê-la feito. Alguns consultores fizeram mais de uma recomendação. Uma recomendação pode ter sido feita por mais de um consultor. Os consultores que estavam presentes na reunião eram: Taylor, Ford, Fayol, Weber, Mayo, Feigenbaun, Bertalanffy, Deming e Ohno. Recomendações:
1. Não se preocupe em controlar a qualidade dos blocos de pedras. Controle o sistema da qualidade dos fornecedores desses blocos.
Autor: Feigenbaum (Quem define a qualidade é o cliente; qualidade é um problema de todos)
2. Escreva um regulamento com as obrigações de todos os envolvidos. Fornecedores, operários, arquitetos, enfim, todas as pessoas precisam conhecer com precisão suas tarefas. Ponha tudo isso no papel. No pergaminho quero dizer.
Autor: Ford (divisão do trabalho), Fayol (atribuir responsabilidades)
3. Estimule o espírito de equipe entre os trabalhadores e mantenha boas relações com eles. Você criará assim um clima positivo que os fará trabalhar produtivamente.
Autor: Taylor (atmosfera de cooperação), Mayo
4. Você precisa montar uma sequência padronizada de tarefas, desde a extração dos blocos de pedra até a sua colocação na pirâmide.
Autor: Taylor