a musica popular brasileira
ALUNA: VANESSA ESTÉFANY BRILHANTE LIMA
DOCENTE: CAIRE
SÉRIE: 1º ANO TURMA: D
TEMA: HISTÓRIA DO ACRE
RIO BRANCO, ACRE-2013.
INTRODUÇÃO.
O Presente trabalho abordará a História de Rio Branco e em geral do estado do Acre desde o principio, quando foi anexado ao Brasil. Entre outras informações como, o processo do Estado, os diversos acordos e tratados, a luta árdua que os seringueiros passaram as personalidades acreanas e sobre a divisão política. O principal ponto a ser abordado será os nomes dos governadores e prefeitos desde a anexação até os dias de hoje.
1- ANEXAÇÃO DO TERRITÓRIO DO ACRE
O Acre fica na região amazônica no Norte do Brasil. Antes fazia parte do território boliviano pelo o Tratado dos limites assinado em Ayacucho, em 1867. A ocupação efetiva do Acre pelos os seringueiros brasileiros, durante a corrida pela a borracha amazônica no século XIX, depois de vários incidentes, levou à elaboração do Tratado de Petrópolis no dia 17 de novembro de 1903, assinado entre a Bolívia e ao Brasil, passando soberania da região para o Brasil.
O fato da região do Acre pertencer à Bolívia não implicava na ocupação do terreno, visto que havia dificuldade de aceder a estas terras pela parte boliviana, coisa que não se passava do lado das terras brasileiras.
Em 1877, os seringueiros brasileiros penetravam cada vez mais na selva amazônica em busca da borracha, mais a resposta do governo boliviano veio em 1898 com o envio de colonos para o Acre. Com isso, o governo brasileiro também respondeu, visto que os acontecimentos que se seguiram espelharam a vontade politica de não abandonar estas terras.
Contudo, entre 1899 e 1903, o Acre foi palco de ações politico-militares que se materializaram em três proclamações da Republica do Acre intercalado pelas intervenções militares das tropas bolivianas. Por fim, com o extremo das posições,