A Mulher A Frente Da Sociedade Contempor Nea
A luta das mulheres para conquistar seu espaço ganhou força com o movimento feminista do século XX (SCOTT, 1990). A conseqüência desse movimento foi, ao longo das últimas décadas, a aquisição de direitos que antes lhes eram negligenciados, como por exemplo a inclusão nas atividades políticas, sociais e econômicas. É certo que o caminho ainda não foi todo percorrido, mas é também certo que a mesclagem do trabalho feminino com a modernidade gerou a realização pessoal de mulheres que ,não menos elegante ou sem classe, conseguem com a sua dupla jornada de trabalho conciliar a profissão, o trabalho doméstico e o cuidado com os filhos, desmontando um estereotipo antes lhe associado.
Mulheres que se impulsionaram além dos limites evolucionários que um dia as definiu, assumem hoje atitudes perante a sociedade que anteriormente não eram de seu domínio. Segundo Esther Harding no livro: Os mistérios da Mulher Antiga e Contemporânea,1985: Para a mulher, o seu amor, seus interesses, e o investimentos emocional na vida não estavam lhes trazendo nenhum retorno nos valores que este mundo preza: amor e compreensão humana, ou outros reconhecimentos”. De acordo com os pensamentos de Esther Harding a insatisfação e a falta de reconhecimento fez a mulher ir a luta e buscar por novas conquistas, ideológicas, profissionais, sexuais, familiares e sentimentais. Embora o processo seja lento, hoje é nítido observar toda essa mudança de comportamento da mulher, e em todas as classe sociais: ela trabalha muitas horas por dia, cuida da casa, dos filhos, do seu relacionamento com o marido ou parceiro; seja que ela more no interior, no subúrbio ou numa bela casa na zona sul de alguma grande capital.
A mulher madura está em todas as partes , com isso, novos valores surgem e acabam afetando em todos os setores da sociedade , como na política, na economia, na liderança de grandes cargos e no novo formato da família que surge.
Com