A mulher desencarnada
Processos Psicológicos Básicos
A Mulher Desencarnada
Sensação
É produzida pela ação de um estimulo (externo ou interno) sobre um órgão sensorial, transmitida ao cérebro através do sistema nervoso.
As sensações principais que utilizamos são : Visão, olfato, paladar, audição e tato.
Através destas sensações, nosso organismo recebe constantemente um número infinito de estímulos , sendo que interpretamos somente os necessários. Os estímulos (sensações) recebidos serão iguais para todos, o que muda é a percepção.
Percepção
A percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais a partir da experiência e do entendimento de cada um.
Através da percepção um individuo interpreta e organiza suas impressões sensoriais, (auditiva, visual ....) para atribuir um significado ao seu dia- a – dia.
Cada pessoa tem uma percepção de mundo diferente uma das outras pois cada um tem um modo especial de ver a importância do que aquele objeto ou atitude significa dentro da sua subjetividade.
Analise do texto: A MULHER DESENCARNADA
Quando iniciei a leitura do texto a princípio tive a percepção de que o texto se tratava de uma mulher normal que estava prestes a passar por um processo cirúrgico, e estava com algum problema psicologia simples devido ao sentimento de “medo”, em relação ao pós e ao pré operatório, isso ficou mais evidente para mim quando na noite anterior ela teve o sonho onde ela perdia os movimentos das pernas, e a coordenação motora.
Por eu não acreditar em sonhos, e mediunidade, acreditei ser esse o “problema” ate então” psicológico” que eu acreditava ser.
Mas no decorrer do texto vimos que se tratava de um problema neurológico e sensorial, ocasionado pelo déficit de propriocepção. A propriocepção é a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar