A Mulher Como Protagonista Das Rela Es De Consumo
Ana Carolina Rodrigues Spadin
Universidade Metodista de São Paulo
2014
Resumo: O trabalho a seguir visa mostrar as modificações do papel das mulheres na sociedade, procurando ressaltar sua importância nas relações de consumo, seu papel na economia atualmente e qual a importância de seu consumo, bem como a importância de hoje existir um mercado que pense e seja voltado para elas.
Palavras-chave: Consumo, mulher, feminino, poder de compra.
Introdução: A proposta deste paper é, inicialmente, compreender quais foram as modificações que fizeram com que as mulheres passassem de donas de casa que sabiam das necessidades de marido e filhos para a protagonista das relações de consumo, conquistando um poder de consumo independente e hoje, equivalente ao poder de consumo dos homens.
Para tanto, foi necessário levantar uma pesquisa bibliográfica, que, conforme define Fonseca (2002, p.32) “é feita a partir do levantamento de referências teóricas já analisadas, e publicadas por meios escritos e eletrônicos. [...] Procurando referências teóricas publicadas com o objetivo de recolher informações ou conhecimentos prévios sobre o problema a respeito do qual se procura a resposta”. Dessa forma, é importante ressaltar que a pesquisa bibliográfica foi feita para esclarecer o posicionamento das mulheres na sociedade bem como para tratar de sua importância como consumidora, destacando quais seus pontos fortes e a relevância de seu papel no consumo.
A modificação da sociedade e o novo papel da mulher
Desde a década de 1970, as mulheres brasileiras começaram a lutar por seus direitos de divorciar-se, de melhores condições de trabalho, de igualdade com os homens e de se vestirem e se portarem da maneira que quisessem. É a partir daí, portanto, que se iniciaram as modificações na sociedade que pouco a pouco passam a incluir as mulheres em todos os ambientes que desejavam fazer parte.
No entanto, nem sempre foi assim, já que na sociedade,