A MUDANÇA NO AMBIENTE ORGANIZACIONAL PÚBLICO
O processo de mudança é um fenômeno inerente ao ambiente organizacional caracterizando-se como um continuum processo de aprendizagem, pois permite a adaptação da organização às novas configurações do mercado. Pensar em mudança não significa alterar totalmente a cultura organizacional, uma mudança de qualquer ordem e intensidade pode transformar a instituição sem a necessidade de abandonar sua cultura. BERGUE salienta que:
A mudança constitui fenômeno inerente à organização e se manifesta sob diferentes formas, desde os esforços adaptativos de qualquer ordem e intensidade, inovações gerenciais e de estrutura, até transformações mais radicais que alcançam aspectos substanciais do comportamento das pessoas na organização.
Os procedimentos de mudança ocorrem sob diferentes perspectivas dependendo do ambiente organizacional ao qual se processam. No caso a ser analisado por se tratar de uma instituição de Ensino Superior Pública a proposição de mudança em qualquer segmento institucional deve primeiramente ser aprovada em órgão colegiado competente, neste caso, como se trata de um processo de âmbito administrativo fica a encargo do CONSUNI – Conselho Universitário a deliberação sobre tais modificações.
Reunido o conselho e após as deliberações, ficou instituída através da resolução 002/2012 do CONSUNI a criação da estrutura organizacional da Universidade do Estado de Mato Grosso, onde determinou-se a concepção da Faculdade na estrutura da administração didático-científica, objeto de análise deste trabalho, no caso particular do Campus Universitário de Pontes e Lacerda. Conforme pode ser observado.
Art. 1º. Criar a estrutura organizacional da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT. Art. 2º. A estrutura Organizacional básica e setorial da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT compreende as seguintes unidades administrativas:
7. Campus Universitário de Pontes e Lacerda
7.1. Faculdade de Linguagem