A moça com brinco de perola
A moça com brinco de pérola – Resenha
O quadro do pintor Johannes Vermeer foi usado como inspiração para um romance e um filme, ambos tratando sobre pintura de uma obra de arte. O quadro é Moça com brinco de pérola, que deu origem ao romance e ao filme. A história nos faz pensar de uma forma romanceada o que teria se passado, antes, do quadro estar pronto.
O romance é uma tentativa de atribuir um significado ao quadro, além das que já foram dadas pelos seus elementos constituintes.
Quadro:
O quadro moça com brinco de pérola é uma das obras primas do pintor holandês Johannes Vermeer. Como já diz o próprio nome do quadro, é utilizado um brinco de perola como foco. O quadro está no Mauritshuis de Haia. Muitas vezes referido como “mona lisa holandesa”.
Historia:
Pouco se sabe sobre Vermeer e suas obras. Este quadro está assinado como “IVMeer”, mas nem ao menos não tem data. Não se sabe se o quadro foi encomendado, e caso sim, por quem. É provável que não pretenda ser um retrato convencional.
Em 1881 A.A. des Tombe comprou a obra num leilão, por dois florins e trinta centavos. Na época, a pintura estava em más condições. Des Tombe não tinha herdeiros e doou esta e outras obras para o Mauritshuis, 1902.
Em 1937, uma pintura muito parecida, a “The Smiling Girl” (A moça sorridente), foi doada, pelo colecionador Andrew W. Mellon, para a National Gallery of Art, em Washington DC, muito se pensava ser uma obra de Vermeer, mas agora é considerada uma falsificação. Arthur Wheelock, um perito em trabalhos de Vermeer, afirmou, em um estudo de 1995 que é uma obra do artista e falsificador do século XX Theo van Wijngaarden.
Ficha técnica:
Pintor
Johannes Vermeer.
Data
Cerca de 1665.
Técnica
Óleo sobre a tela.
Dimensões
44.5 cm X 39 cm.
Localização atual
Mauritshuis, Haia.
Resenha:
Por ser uma garota educada de acordo com as tradições protestantes, Griet é muito recatada, religiosa, tímida, não deixa que ninguém veja o seu