A motivação do professor
O Professor tem o papel fundamental para a realização de uma boa aula. Professor motivado, aluno motivado.
Vai partir da motivação, vontade e preparo do professor, a realização de um bom aprendizado por parte do aluno.
O docente deverá entender bem o que está sendo proposto e com entusiasmo, e como bom comunicador, dar a noticia aos alunos.
Seu mestre é o espelho, o reflexo que o aluno terá da aula. Se a tarefa for passada de forma clara e objetiva, mas sem perder o encanto e a magia, com certeza o aluno se despertará para conhecer melhor aquilo que está sendo dito pelo professor.
O professor deverá desempenhar seu papel de forma tão motivadora que deixe os alunos instigados e motivados a desvendarem esse “mistério”.
Quando o aluno consegue ter uma visão geral do início ao fim, seu interesse por chegar ao final e concluir seu aprendizado será bem maior.
Segundo Paulo Freire "o trabalho do professor é o trabalho do professor com os alunos e não do professor consigo mesmo". O papel do educador, em suas intervenções, é o de estimular, observar e mediar, criando situações de aprendizagem significativa. É fundamental que este saiba produzir perguntas pertinentes que façam os alunos pensarem a respeito do conhecimento que se espera construir, pois uma das tarefas do educador é, não só fazer o aluno pensar, mas acima de tudo, ensiná-lo a pensar certo.
Realmente os professores precisam estar dispostos a se doarem aos seus alunos, para que, motivados pelo docente, alcance todos os seus