A Motiva O Escolar E O Processo De Aprendizagem
Abílio Afonso Lourenço; Maria Olímpia Almeida De Paiva
Centro de Investigação em Psicologia e Educação (CIPE), Escola Secundária Alexandre Herculano, Porto, Portugal
Resumo
Este artigo procura salientar a importância da motivação para os processos de aprendizagem e para o sucesso escolar. O envolvimento dos alunos em cada disciplina do currículo varia muito em função de diversos factores, individuais e de contexto, ligados à motivação. As actuais teorias cognitivas da motivação dão prioridade ao estudo das crenças, valores e emoções do indivíduo, por considerarem que essas são mediadoras do comportamento e exercem forte influência no processo motivacional. As pesquisas realizadas permitem concluir que a relação entre a aprendizagem e a motivação vai além de qualquer pré-condição estabelecida, ela é recíproca e, dessa forma, a motivação pode produzir um efeito na aprendizagem e no desempenho, assim como a aprendizagem pode interferir na motivação. Esta reflexão aponta algumas orientações para a prática educativa. © Cien. Cogn. 2010; Vol. 15 (2): 132-141.
Palavras-chave: motivação; aprendizagem; contexto escolar.
Introdução
Um professor influi para a eternidade; nunca se pode dizer até onde vai a sua influência.
(Henry B. Adams, 1838-1918)
Segundo Pintrich (2000) a planificação da motivação e a activação da mesma implica adoptar metas, de acordo com o tipo de tarefas a que nos propomos, bem como a estimulação de um conjunto de crenças motivacionais, tais como as crenças de auto-eficácia, os interesses pessoais nas tarefas propostas e as crenças sobre a importância dessas mesmas tarefas.
Neste trabalho, pretende-se fazer uma pequena abordagem a um tema que, segundo a revisão da literatura, tem sido considerado um dos mais relevantes para o sucesso académico dos alunos.
No contexto educacional a motivação dos alunos é um importante desafio com que nos devemos confrontar, pois tem implicações directas na qualidade