a morte morrer
1 - OBJETIVOS
Mostrar aos crismandos que o homem e a mulher foram feitos à imagem e semelhança de Deus, e têm a mesma dignidade(direitos e deveres)
2 - EXPOSIÇÃO DO TEMA
Homem: imagem e semelhança de Deus
Gostamos de observar e admirar uma paisagem bonita, um pôr de sol, o mar, as flores. Há tantas belezas neste universo; tanta coisa que existe. E se nos perguntarmos por que tudo existe, vamos descobrir que é sempre em relação ao homem. Todo esse universo está colocado em nossas mãos para que o dominemos e o tornemos mais belo.
É esta a intenção de Deus: que o homem seja sempre mais o centro e o rei da criação. Foi com amor e carinho que ele preparou todo esse universo para que nós pudéssemos existir. Dá-nos todas as condições.
É como quando você quer plantar uma semente. Prepara tudo para que tenha condições de se desenvolver. Assim acontece conosco em relação a Deus. Por isso dizemos que ele sempre pensa em nós, desde sempre pensou em nós e hoje se preocupa conosco.
Ele nos criou a sua imagem e semelhança. Criou-nos por amor. E esta imagem e semelhança se realiza na:
1 - INTELIGÉNCIA: pela inteligência somos capazes de continuar, de levar adiante esta obra que Deus começou e quer continuar conosco. No nosso trabalho de cada dia continuamos aquele «faça-se» que Deus disse pela primeira vez na criação do mundo. Esta criação ainda não acabou. Utilizando nossa inteligência, nossas capacidades, continuamos a construção deste mundo.
2 - VONTADE LIVRE: Deus é livre e nos deixa livre. Podemos optar por um contínuo crescer ou não. A liberdade é voto de confiança da parte de Deus para conosco. Ele não impõe nada, não nos obriga. Apenas nos dirige um apelo, nos chama. Ele quer amigos.
3 - PARTICIPAÇÃO DA VIDA DIVINA: Deus nos divinizou no batismo (lPd 1,4). Alguém que vem até nós, que transmite sua vida para que nós caminhemos até Ele. Ele se faz presente.
4 - NA DIMENSÃO COMUNITÁRIA: Deus é