a morte de pilatos
O filme retrata a vida de Lutero, suas ideias e sua forma de pensar sobre as doutrinas que regiam o clero naquela época. Sua proximidade com a religião, o torna mais conhecedor das familiaridades do catolicismo, o que foi de suprema importância no processo de revolução que veio a desenvolver posteriormente.
Tendo utilizado a igreja como meio de obtenção de conhecimento, com a vontade ser padre, aprofundando seus ensinamentos, se torna doutor em teologia, crescendo mais tarde, uma profunda ambição de reformular as ideias dissimuladas pela igreja.
Martinho, era contra muitas práticas, pois ele defendia que a salvação era individual e não necessitava de um pagamento para tal, método muito utilizado naquela época.
Com essas opiniões, ocasiona-se a reforma protestante, e começa a se espalhar na Europa, uma ideia que anima a classe dos burgueses, a de que o lucro, que só podia ser obtido por intermédio do trabalho, e que o trabalho por si, aproximava o homem de Deus. Esses juízos, foram que estabeleceram as bases do calvinismo, que só surge depois, por intermédio das manifestações à cerca dos ideais de Lutero.
Criando uma relação com o mercantilismo, porque esse, foi a fase inicial do capitalismo, podemos dizer que tinha como objetivo, vender mais do que comprar, estimular o cultivo interno, incluindo as colônias, para assim ter uma balança mercantil favorável, reafirmando a ideia de lucro.
Na verdade, fica bem explicito que Lutero, queria apenas libertar o povo do sofrimento que vinha sendo cativado pela igreja sob os fiéis ao longos dos séculos, na qual incluía a venda das indulgências e a imagem de purgatório criada durante a idade média, dentre outras fraudes que a religião católica impunha sobre a sociedade em geral.
Martinho, buscava também popularizar a bíblia, pois assim, criaria um acesso maior entre o homem e Deus, que era restrito somente a ensinamentos dos padres, e que em hipótese alguma poderia