A Morfologia das Plantas com Flor
Plantas com flor
Constituição:
A constituição da planta com flor:
As plantas, como se pode ver em cima, são constituídas por raiz, caule, folhas e flores, sendo que esta última é dependente da planta.
Raiz
Constituição:
A raiz é constituída por: zona de ramificação, zona de crescimento, zona pilosa e a coifa.
Função:
A função da raiz é fixar a planta ao solo, de modo a que ela não caia sobre o chão e consiga absorver os raios solares com maior facilidade. A raiz também tem a função de absorver a água e os sais minerais para que possa crescer saudável.
Tipos/classificação:
Existem as raízes aprumadas, fasciculadas, raízes tuberosas, raízes tuberoso-aprumadas e as raízes tuberoso-fasciculadas. As raízes aprumadas têm uma raiz principal mas as raízes fasciculadas têm várias raízes na base do caule.
As raízes tuberosas têm a capacidade de acumular substâncias de reserva.
As raízes tuberoso-aprumadas têm a capacidade de acumular as substâncias numa só raiz principal mas, nas raízes-fasciculadas, também têm capacidade de acumular as substâncias mas em raízes diferentes.
Caules
Constituição:
O caule é constituído por nó, entrenó e gomo ou gema.
Função:
A função do caule é a parte da planta que liga a raiz às folhas, às flores e aos frutos. Outra função do caule é suportar a planta e passar a seiva, a água e os sais minerais para a parte superior da planta.
Tipo/classificação:
Os caules podem ser aéreos, aquáticos ou subterrâneos, dependendo do habitat onde se desenvolvem.
Os caules subterrâneos podem ser – rizomas, pratos, tubérculos ou discos dos bolbos podendo acumular substâncias de reserva.
Os caules aéreos podem ser – troncos, espiques e colmos.
Folha
Constituição:
A folha completa é constituída por limbo, pecíolo e bainha, sendo que as folhas incompletas não são tão compostas como as folhas completas.
Função:
A função da folha é absorver a luz do sol