Telhas
1. Telhas ecológicas
Os produtos sustentáveis tem ganhado cada vez mais espaço no nosso dia a dia, graças a consciência ecológica que nos alerta para as devastações que o meio ambiente vem sofrendo nas últimas décadas.
Fruto desse pensamento, as telhas ecológicas são fabricadas a partir de fibras naturais ou materiais já reciclados, trazendo uma série de vantagens para o meio ambiente.
1.1 Telhas de fibra
Nessa telha, produzida com resíduos de fibras vegetais, são usadas fibras de madeiras, e de não-madeiras. Exige maior estrutura de sustentação para ser instalada, já que se trata de um material mais flexível e pesado.
1.2 Telhas de papel
A telha de papel, também chamada de fibroasfáltica, é produzida a partir da reciclagem de papel banhado por betume. Proporciona vários benefícios, como redução da quantidade de lixo urbano, preservação do meio ambiente e geração de renda para os catadores de papéis e apresenta um melhor custo-benefício que a telha de amianto.
1.3 Telhas de tubos de pasta de dente
São constituídas de 75% de plástico e 25% de alumínio, sendo utilizados os resíduos das próprias embalagens.
As telhas ecológicas caracterizam-se pela sua leveza, resistência, baixa absorção de água e por serem bons isolantes térmico e acústico, além de apresentar fácil produção, manuseio e fixação e possuir um baixo custo.
2. Telhas esmaltadas
As telhas em seu estado natural passam por um processo no qual recebem uma camada colorida para proteção e embelezamento. Devido a essa camada vítrea, obtém-se uma qualidade superior no produto e maior resistência ao envelhecimento precoce tão comum nas telhas naturais. O esmalte ou cobertura vitrificada são compostos inorgânicos, à base de tintas e corantes. É aplicado no processo de esmaltação sobre as telhas durante a queima no forno a 970°C, conhecido como tecnologia de biqueima. A fusão do esmalte na superfície da telha acarreta transformações físicas, tornando-as