A montagem em scott pilgrim contra o mundo
Escola de Comunicações e Artes
Departamento de Cinema, Rádio e Televisão
Montagem I
Prof. Cecilia Mello
Aluno: Bruna Pereira Mass nº USP 7165484
TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DE MONTAGEM I
Tema: Montagem do filme Scott Pilgrim Contra o Mundo
O filme Scott Pilgrim Contra o Mundo (Scott Pilgrim vs. The World, 2010, Edgar Wright) é baseado em uma série de quadrinhos homônima que conta a história do baixista Scott, um garoto de Toronto com muitos defeitos que o fazem passar longe de um herói. Scott é inseguro, preguiçoso e sem qualquer perspectiva de mudança. No filme, o rapaz de 24 anos começa a sair com Knives Chau, de 17, muito mais pela facilidade do relacionamento que por sentimento. Scott, então, se apaixona por Ramona Flowers, uma entregadora de encomendas da Amazon.com, mas para ficar com ela, ele terá que vencer os sete ex-namorados do mal da garota que se uniram em uma liga com o objetivo de controlar sua vida amorosa.
A estética do filme é bastante baseada no HQ antecessor ao filme, havendo abundância de elementos relativos à quadrinhos, mas também videogames e mangás. Estes elementos são apropriados pela linguagem cinematográfica de modo que não fazem parte apenas da estética, mas também da narrativa, havendo em alguns momentos, clara interação entre os personagens e esses elementos, seja uma interação dramatúrgica ou a própria interação física com os grafismos, por exemplo.
Embora o filme já apresente suas referências na abertura – a música da ‘Universal’ tocada de forma distorcida, assemelhando-se ao som dos videogames mais antigos -, Scott Pilgrim começa tímido em suas manipulações de decupagem e mise-en-scene – como que para acostumar o espectador aos poucos -, mas tem uma ampla utilização de grafismos, que seguindo a referência dos quadrinhos, fazem cômicas apresentações dos personagens através de quadros. Além disso, todos os sons não-verbais são sinalizados, artifício utilizado em quadrinhos pela necessidade de