A mitose
O que é? Mitose (do grego mitos, fio, filamento ) é o processo pelo qual as células eucarióticas dividem seus cromossomos entre duas células menores do corpo. Este processo dura, em geral, 52 a 80 minutos e é dividido em cinco fases: Prófase, prometáfase, metafase, anafase e telófase. É uma das fases do processo de divisão celular ou fase mitótica do ciclo celular.
A mitose é um processo de divisão celular, já que, a partir de uma célula formada, originam-se duas células com a mesma composição genética (mesmo número e tipo de cromossomos), mantendo assim inalterada a composição e teor de DNA característico da espécie (exceto se ocorrer uma mutação, fenômeno menos comum e acidental). Este processo de divisão celular é comum a todos os seres vivos, dos animais e plantas multicelulares até os organismos unicelulares, nos quais, muitas vezes, este é o principal ou, até mesmo, o único processo de reprodução (reprodução assexuada).
Importância
Permite propagar com fidelidade o programa genético.
As células-filhas recebem um número de cromossomos idênticos ao da célula-mãe e a mesma informação genética permitindo a estabilidade genética de geração em geração.
Permite o crescimento e a regeneração de tecidos dos seres pluricelulares.
Permite renovar as células com o mesmo material genético.
Nos seres unicelulares a mitose já possui o papel da reprodução em si, uma vez que gera dois seres idênticos a partir de um.
Nos seres pluri ou multi celulares, a mitose possui três funções básicas e são elas:
Crescimento corpóreo
Regeneração de lesões
Renovação dos tecidos
Meiose
Meiose é o nome dado ao processo de divisão celular através do qual uma célula tem o seu número de cromossomos reduzido pela metade.1
Nos organismos de reprodução sexuada a formação de seus gametas ocorre por meio desse tipo de divisão celular. Quando ocorre fecundação, pela fusão de dois desses gametas, ressurge uma célula diplóide, que passará por numerosas mitoses