A missão da igreja
Roseli da Costa Mello
Prof. Katia Fontanin
Instituto Teológico Quadrangular – ITQ
04/02/12
RESUMO A perda do objetivo, da visão de qual seja a missão da igreja, tem feito com que igrejas de Cristo passem a ser, na realidade, um aglomerado de indivíduos não convertidos, que não experimentaram uma regeneração em Cristo, mas que se acostumaram à religião de seus pais, ou que se acostumaram ao ambiente social em que foram criados, ou que se adaptaram a um novo círculo social muito agradável, ou, ainda, se associaram a uma comunidade que se preocupa com o bem-estar físico, social do ser humano e ficam a desfrutar ou a pensar que desfrutarão de uma vida melhor aqui no mundo, à partir da filiação àquele grupo de pessoas que se intitulam igreja.
Palavras chave: objetividade, missão e ministério.
1 INTRODUÇÃO Pretendemos ajudar o crente sincero a se posicionar biblicamente a respeito da missão da igreja a que pertence, a refletir sobre qual tem sido o seu posicionamento pessoal, a adquirir melhores conhecimentos sobre como participar da missão da sua igreja e também a se posicionar positivamente, partindo cada vez mais para cumprir essa missão, porque também faz parte da igreja de Cristo.
2 O QUE É MISSÃO?
Há uma grande diferença entre uma missão e um estado natural de vida. Estado natural, são atos e atitudes que manifestam a natureza de alguém. A igreja de Cristo tem um estado natural que é exteriorizado por atos que fazem parte da sua natureza cristã. A adoração faz parte da natureza da igreja, bem como a oração, o estudo das Escrituras, o amor fraternal e o cuidado com os semelhantes que necessitam de cuidados (mas principalmente com os "domésticos da fé"- Gl. 6:10). Mas essa vivência natural do cristianismo não pode, de forma alguma, ser apontada como uma missão. Por isso erram todos os que afirmam que a missão da igreja é a adoração, ou a ação social. Missão é o ato de enviar alguém com