A Metamorfose
A insatisfação de Gregor com seu trabalho, sua incapacidade de tentar modificar a rotina que lhe faz mal e o pensamento sempre voltado a cumprir as tarefas mesmo que estas sejam insuportáveis. O homem da atualidade também enfrenta, por motivos diversos, os mesmos problemas de Gregor. O trabalho, de um modo geral, tem um lado negativo, exagerado no conto.
2) De acordo com Iara Caldeira do Amaral, a saída de Gregor do campo de ação familiar abre espaço para o desabrochar de todos os integrantes da família. Assim, a metamorfose seria na realidade benéfica.
Comente essa afirmação e ilustre essa “transformação” da família citando um trecho da obra. (1,0)
Quando Gregor deixa de ser o provedor da família e passa a depender dela, todos procuram um modo de trabalhar e garantir o sustento. O exemplo mais claro é do pai de Gregor, antes, de pijamas, arqueado e se sentindo incapaz de trabalhar. Depois, nem sequer tirava o uniforme de trabalho e tomou postura ereta e enérgica, chefiando a família.
3) “Não é necessário sair de casa. Gregor não saía mais do quarto e nem de casa.
Permaneça em sua mesa e ouça. Ele ouvia e compreendia tudo o que acontecia à sua volta.
Não apenas ouça, mas espere. Sua vida passou a ser uma espera solitária
Não apenas espere, mas fique sozinho em silêncio. Vivia trancado no quarto e não podia mais falar.
Então o mundo se apresentará desmascarado. Percebeu que a família o desprezava, que não era mais importante já que não sustentava a casa.
Em êxtase se dobrará sobre os seus pés.” (Franz Kafka) Deixa de alimentar-se, amadurece com a descoberta e morre.
Estabeleça um paralelo desta citação com a transformação de Gregor e suas consequências ao longo da narrativa. Associe cada