a menina do vale
A Capela de exaustão é um equipamento de proteção coletiva essencial em todos os laboratórios que tenham algum tipo de trabalho com manipulações de produtos químicos, tóxicos, vapores agressivos, partículas ou líquidos em quantidades e concentrações perigosas, prejudiciais para a saúde. Por isso a sua importância no laboratório e a obrigatoriedade de toda a manipulação que possa ocasionar uma reação perigosa ser feita dentro de uma capela.
A função primária de uma Capela de Exaustão é exaurir vapores, gases e fumos, mas serve também, como uma barreira física entre as reações químicas e o ambiente de laboratório, oferecendo assim uma proteção aos usuários e ao ambiente contra a exposição de gases nocivos, tóxicos, derramamento de produtos químicos e fogo.
A Capela de exaustão é considerada um equipamento de segurança que por si só não garante proteção se o operador não estiver familiarizado com as técnicas corretas de uso. As capelas de exaustão são equipamentos chave para o controle do ambiente, a escolha do modelo em função das necessidades do usuário e suas atividades, localização e instalação são aspectos determinantes que influenciam na eficiência de seu correto funcionamento.
Necessário que estar atento para evitar que correntes de ar produzidas pelas atividades do laboratório como: alguns tipos de analises, circula o de pessoal ou utiliza o de outros sistemas de capta o possam interferir no bom funcionamento da capela.
A performance das capelas deve ser verificada periodicamente ou quando houver alguma modificação nas capelas, no sistema de exaustão ou no sistema de ventilação e/ou ar condicionado da sala; ou acréscimo de outra capela e/ou sistema de exaustão, ou mudança significativa no processo que altere a toxidade e/ou inflamabilidade.
Recomenda-se que todo laboratório deve ter uma pessoa designada para executar ou coordenar as seguintes atividades:
- Assegurar que os testes e monitoramento de performance das capelas sejam