A Mem Ria Humana Muito Complicada E Incerta
A ciência ainda não revelou todos os mistérios sobre o nosso cérebro e memória. O que sabemos é que muitas pessoas têm problema em se lembrar das coisas, e de muitas maneiras diferentes. Talvez você esteja sempre esquecendo de alguns itens no supermercado, ou você pode não se lembrar de eventos de sua infância tão bem, ou você se lembra de um evento da faculdade de forma diferente do que um amigo.
Imperfeita por natureza
A memória de cada pessoa é diferente, mas nenhum de nós tem uma memória perfeita. Para entender como a memória funciona, precisamos entender como nosso cérebro armazena informação.
Por exemplo, pense em como você se lembra de imagens (memória visual). Parece simples: você vê alguma coisa, e se lembra dela.
Mas é mais complexo do que isso. Memórias visuais (por exemplo, um prato que você jantou) são usadas para executar até mesmo o mais simples dos cálculos, de lembrar o rosto de alguém que você acabou de conhecer a lembrar que horas eram da última vez que você olhou no relógio.
Memórias como o que você jantou são armazenadas na memória visual de curto prazo, uma espécie de memória de curto prazo muitas vezes chamada de “memória de trabalho visual”.
A memória de trabalho visual é onde as imagens são armazenadas temporariamente enquanto sua mente funciona em outras tarefas, como um quadro em que coisas são brevemente escritas e depois apagadas.
A importância do contexto
Então, o que faz com que essas memórias não sejam apagadas do quadro? De acordo com um estudo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA), se uma imagem é significativa, geralmente a conectamos a outros conhecimentos. Se você pode conectar a imagem com outra coisa, isso aumenta as chances de você se lembrar dela mais tarde.
Assim como a aprendizagem, a memória depende de contexto.