A megera domada
Sumário * Resumo
* O teatro
* Exercícios sobre o livro
* O autor
* Imagens
* Identificação
* Bibliografia
Resumo
Primeiro ato – Cena 1
Tudo começa numa cidade na Itália, quando Lucêncio chega com seus criados Trânio e Biondello e dão de cara com Batista, Catarina, Bianca, Hortêncio e Grêmio. Batista diz que só permitirá o casamento de sua filha mais nova, Bianca, quando sua irmã mais velha, Catarina, se casar e diz também que irá arranjar professores para dar aulas às suas filhas. Então Grêmio e Hortêncio tem a ideia de arranjar um noivo para Catarina, para poderem ter uma chance de se casar com Bianca.
Lucêncio que também gostou de Bianca tem a ideia de trocar de vestimenta com seu criado, Trânio, e fingir ser professor, para conquistar o amor de Bianca. Logo em seguida Lucêncio dá as ordens aos seus criados. Para Biondello ele manda obedecer a todas as ordens que Trânio der, já para Trânio ele manda fingir que é o patrão.
Cena 2
Petrúquio chega na cidade e Hortêncio, que é seu amigo, já o “apresenta” para Catarina, mas diz que ela é uma jovem rica, bela, mas muito geniosa. Petrúquio não liga e resolve ir a casa de Batista para se apresentar à moça. Quando Petrúquio, Hortêncio e Grúmio, criado de Petrúquio, chegam lá eles encontram outros dois pretendentes de Bianca: Lucêncio, disfarçado de professor de línguas, Grêmio e Trânio, disfarçado de Lucêncio.
Eles começam a discutir para ver com quem que Bianca irá ficar, mas no final das contas eles resolveram deixar as diferenças de lado e foram passar a tarde juntos, brindando a saúde da amada Bianca.
Segundo Ato – Cena 1
Catarina amarra as mãos da irmã e a maltrata, pois quer ser vingar por Bianca ser sempre a mais querida tanto para o pai quanto para os homens. Catarina faz várias perguntas à Bianca como: “Qual pretendente é seu preferido?”. Mas bem na hora “H” Batista entra e manda Catarina parar com as grosserias, desamarra Bianca e manda