A MAÇONARIA OPERATIVA ESCOCESA
A LOJA DE KILWINNING
A tradição maçônica atribui a fundação da primeira Loja do Rito Escocês à obscura aldeia de Kilwinning, lenda que não encontra mais aceitação entre os historiadores. Entretanto, o que tinha dado certa aparência de base a essa tradição é a existência nessa localidade de ruinas de uma abadia, destruída durante a Reforma.
"A abadia. de Kilwinning acha-se situada na bahia de Cunningham, cerca de três milhas ao norte do burgo real do Irving, próximo ao Mar da Irlanda. A abadia foi fundada, no ano 1140, por Hugh Morville, Condestável da Escócia, e dedicada a São Winning, sendo projetada por uma companhia de monges da Tyronesian Order, mandada vir de Kelso. O edifício foi construído com muitas despesas e muita magnificência, visto que, ao que se diz, tem ocupado vários acres de terreno em sua total extensão." (l)
Lorenzo Frau Abrines afirma, todavia, que foi assim chamada uma torre da Escócia, primeira construção dos Maçons daquele país. (2) Outros (3) asseguram, porém, que a lenda surgiu do fato de se pretender que uma Loja existiu, no século XV, ligada à abadia. Outra tradição nos chega através do trabalho do Rev. W. Lee Ker, Mother Lodge of Kilwinning; do qual Albert Lantoine reproduz uma passagem, na qual afirma o Reverendo existir
.. . "uma tradição que se acredita poder fazer remontar no ano 1658, pela qual a Loja de Perth declara que o templo dos freemasons de Kilwinning era o primeiro a ser instituído na Escócia e que esta tradição podia ser fixada no ano 1190." (4)
Kilwinning foi envolvida em muitas lendas e supostas tradições, confidenciadas por uns, sem qualquer prova, e aceitas por outros com toda a boa fé, inclusive por escritores como Mackey. No entanto, historiadores mordernos como o Ir:. D. Murray Lyon - que Mackey, a quem a lenda agradava pela sua ligação com o Rito Escocês, trata de iconoclastas - destruiram não somente esta, mas ainda outras lendas que lhe estavam ligadas, como a da