A matafisica de Aristoteles
A Metafísica de Aristóteles tem como tema central uma investigação sobre como a substância pode ser definida enquanto uma categoria do ser.Aristóteles define como substância a realidade última, em que a substância não pertence a qualquer outra categoria de ser, e em que a substância é acategoria de ser em que todas as outras categorias se baseiam. Aristótelestambém descreve substância como uma realidade subjacente, ou como o substrato de todas as coisas existentes. Ele descreve a substância como realidade formal e realidade material e discute a relação entre potência e ato.
Segundo Aristóteles, o ser de qualquer coisa particular é essencialmentedefinido por aquilo que é, ou seja, pela sua substância. A substância é a essência (forma) e substrato (matéria), e pode combinar forma e matéria.Substância constitui a realidade das coisas individuais. A substância de cada coisa individual é a natureza particular da coisa. A substância de cada coisa individual é aquilo que não pertence a outras coisas individuais, enquanto oelemento universal de uma coisa individual é aquele que pertence a muitas coisas individuais.
Aristóteles faz a distinção entre três tipos de substâncias, de acordo com as mudanças que podem ocorrer, ou não, em seu ser real ou potencial. Os primeiros dois tipos de substâncias são físicos, 'móveis' ou contingentes. Estas substâncias físicas são capazes de mudar, ou de sofrer mutação. Elas podem ser perecíveis ou imperecíveis. O terceiro tipo de substância não é física, é não-material, eterna, imóvel e imutável. Tais substâncias podem incluir objetos matemáticos como números e idéias.
Os elementos de uma substância podem ser singulares ou múltiplos. Uma substância simples pode consistir em apenas um elemento. Uma substância composta pode consistir de vários elementos. Os mesmos elementos podem ser compartilhadas por diversos tipos de coisas. No entanto,Aristóteles diz que as substâncias eternas não consistem de elementos,