A manipulação dos comerciais
Considerando que a propaganda é alma do negócio, a indústria da publicidade e os fabricantes de bebidas alcoólicas, em especial os de cerveja, atuam incansavelmente na busca da conquista de paladares e mentes dos brasileiros através dos comerciais de televisão que são cada vez mais apelativos. A publicidade de bebidas alcoólicas, geralmente, é abusiva, pois utiliza de maneira bastante chula a imagem da mulher.
É difícil negar que as propagandas de bebidas não dominam a hora do intervalo na televisão. Utilizam cenários, artistas e modelos tentadoras, vale tudo para chamar a atenção e intensificar ainda mais a disputa na lista das mais vendidas e sustentar um mercado bilionário. E com isso aumentam os problemas com o uso de álcool tornando um grave problema de saúde pública, uma vez que grande parte dos acidentes de trânsito com vítimas está associada ao uso de bebidas alcoólicas pelo condutor do veículo ou pelo pedestre vítima de atropelamento.
É verdade que ao final de cada anúncio sempre aparece o aviso: "Beba com moderação". Mas, este comunicado não resolve; pois no decorrer da propaganda os anúncios têm uma comunicação visual com imagens agradáveis, sempre com gente bonita, sorridente, cantando feliz e bebendo. Desta forma o aviso ao final não tem qualquer eficácia; porque não vem com imagens, mas com palavras. O aviso em letras é um código frio, fraco. O mesmo público encantado com o anúncio lê o aviso e não lhe dá a devida importância. O aviso não funciona.
Eu concordo com a proibição de comerciais de cerveja na televisão porque acho que a televisão funciona como um meio educador e