A Mal Compreendida Qui Mica
Ao ouvir o termo química, muita gente se assusta. O emprego errado dessa palavra, muitas vezes por falta de conhecimento, leva as pessoas a acreditar que a Química é uma vilã, é malvada, e que ela não tem nenhum valor de conhecimento nas aulas nos dia a dia de alunos. Acham que essa matéria não tem pé nem cabeça. Pessoas em geral julgam a química apenas pelo nome, pela capa, não pelo o que ela realmente ensina.
Mas na verdade todas essas pessoas estão erradas, elas não sabem o real sentido da química. A química é a matéria que mais necessitamos no cotidiano. Ela compõe quase tudo que usamos, da pasta de dente que escovamos eles, até o veículo que dirigimos ou pegamos todo dia aqui em São Paulo. Sem ela não sobreviveríamos nem uma semana. E isso é só o começo.
Se fomos passo a passo em tudo que a química compõe que usamos, ficaríamos listando por muito tempo. Para começar, com ela produzimos milhões de matérias primas, como o plástico, aço, etanol e papel por exemplo. Imagina a vida humana sem esses recursos. Esses produtos são essenciais a atividades que vão desde o tratamento da água e esgoto, até a produção de alimentos, a preservação e recuperação da saúde com a produção de medicamentos e vacinas, a construção civil, a produção metal-mecânica e as tecnologias de informação.
Mas conseguimos entender quando ela é mal compreendida. Sempre que a imprensa da alguma noticia sobre a química, é sempre algum vazamento que matou ou feriu tantas pessoas. Pensam que a química é só esse produto tóxico. Sim, existem produtos químicos tóxicos, mas com o uso adequado e controlado dele, não feri ninguém. DEET, Glifosato, ftalatos, bisfenol A, cloro e amônia por exemplo são produtos altamente tóxicos mas que usados de maneira correta não são letais, tirando o fato de que a química vai muito além de apenas substancias tóxicas.
Por final, podemos concluir que a química compõe praticamente tudo que usamos, e que necessariamente usamos ela todo dia.