O estresse vivenciado pelos profissionais
O cerne desta pesquisa tem como objetivo analisar o desgaste emocional vivenciado pelos profissionais da enfermagem em seu ambiente de trabalho, com o intuito de verificar os transtornos pisicológicos causados pelo estresse.
O profissional que vivencia a situação descrita no parágrafo anterior é diagnósticada postadora do estresse ocupacional onde uma das primeiras consequências será a inaptidão para cumprir a demanda de trabalho exigida. Entre os sintomas aparentes de uma pessoa portadora do estresse ocopucional temos um exacerbado grau de irritabilidade e depressão. O estresse no trabalho ainda é agravado pela limitação a que a sociedade submete as pessoas quanto às manifestações de suas angústias e frustações.
As situações geradoras de estresse no trabalho dos profissionais de saúde que atuam na área de enfermagem, embora sejam evidentes, não há um efetivo interesse em descobrir suas origens. A proposição de um trabalho investigativo que aborde as circunstâncias indutoras do estresse devem ser identificadas e estudadas.
Diante dos motivos expostos, considera-se de fundamental relevância proceder a uma análise dos fatores de estresse do ambiente de trabalho do profissional de saúdes negativos do estresse. Assim, o estudo abordou o estresse, sua fontes, sintomas, sua relação com o profissional da enfermagem e posteriormente a Síndrome de Bournout, para tentar anuir sobre este fenômeno que seremos submetidos ao atuarmos em nossa profissão.
Palavras – Chave: Estresse, Profissional da saúde, Fatores de risc
ABSTRACT
Health professionals are subjected to daily wear environments and relations with labor are important factors for diseases and disorders related to stress. In short, the person with some kind of occupational stress does not respond to the demands of work and usually is a degree of irritability and depressed.
Stress at work is still aggravated by the restrictions that society subjects people about the manifestations of their