a maior riqueza
Um jovem ficou fascinado com a lenda e resolveu entrar na mata à procura do mestre. Andou por dias e enfim encontrou a cabana do sábio. Ao chegar, logo questionou o mestre:
- Quero ser muito rico a fim de ajudar todos os pobres do mundo. Senhor, conte-me qual é o segredo para gerar riqueza e abundância de bens.
- O sábio meditou por alguns segundos e respondeu:
- No coração de cada ser humano moram duas deusas. Todos somos apaixonados por elas, é impossível ignorá-las. Mas elas guardam um grande segredo, que precisa ser revelado. Vou lhe contar o segredo.
O jovem deu um grande sorriso de satisfação. O sábio, no entanto, manteve a mesma expressão, e continuou:
- Uma das deusas se chama Sabedoria e a outra se chama Riqueza. Embora você ame as duas deusas na mesma intensidade, é preciso dedicar a uma delas atenção especial. Você precisa fazer uma escolha fundamental entre uma delas. Se você perseguir, amar, dedicar-se intensamente à deusa Sabedoria, a Riqueza ficará enciumada, desejando o mesmo afeto. Assim, quanto mais você buscar a Sabedoria, mais a Riqueza vai desejar entregar-se a você. Ela nunca lhe abandonará. O segredo da prosperidade e da abundância está no modo como você trata a Sabedoria.
Para refletir
Quando nos preocupamos com a Sabedoria, recebemos muitos benefícios em troca. A sabedoria nos orienta, faz-nos ser melhores, mais ativos, mais criativos, mais eficazes. Sem sabedoria, definhamos. O jovem pode optar por desejar unicamente a Riqueza, mas certamente sua vida será vazia, sem sentido, sem o vigor que vem com a sabedoria.
O conhecimento (sabedoria) tem um poder que é a chave para o sucesso e para a realização. Invista no conhecimento. Esteja sempre atualizado, comprometido com o seu crescimento pessoal. Só por meio da educação, fonte de sabedoria, poderemos construir um mundo melhor.