Porque o estado não aumenta o salario minimo, garantindo a maior parte da população melhores condições de vida? Por que a riqueza gerada no pais não se transforma em renda para a maioria da população?
R: Em nossa opinião esse é um motivo para o Brasil não ir pra frente, o dinheiro é designado para quem tem o poder. Enquanto um vereador ganha 20 mil por mês, existem 20 mil crianças passando fome e morando nas ruas, no nosso salário mínimo não há aumento mais no salário deles sim. O aumento do salário mínimo deve ser gradual, como vem ocorrendo desde o plano real, onde se repõe as perdas da inflação, com alguma coisa a mais.
Uma parcela muito grande da população tem rendimentos vinculados ao salário mínimo, se simplesmente dobrássemos o valor, um volume muito grande de dinheiro entraria na economia de forma instantânea, e estes recursos acabariam destinados ao consumo... O problema é que não é possível disponibilizarmos um volume proporcional de bens e serviços para absorver este aumento da renda.
Por que a riqueza gerada no país não se transforma em renda para a maioria da população?
R: Oras se temos muito dinheiro e pouca mercadoria, teremos mais pessoas querendo comprar produtos que para serem comprados, normalmente isto acarretará no aumento dos preços... desta forma, boa parte dos ganhos do salário mínimo será consumido pela inflação.
Ou seja, o aumento do salário mínimo deve acompanhar a expansão dos bens e serviços disponíveis, de forma que o mesmo seja sustentável sem provocar um processo inflacionário. Eis a razão pela qual o Governo Federal tem aumentado o salário mínimo na inflação mais o PIB, desta forma ele estará repondo as perdas causadas pela inflação e acrescendo o Salário Mínimo na mesma proporção em que a economia do país estiver crescendo.
A parte difícil da economia é ter que fazer as coisas numa velocidade muitas vezes menor do que nos parece adequada.