A magia da comunicação
Língua Portuguesa
DIREITO E ARGUMENTAÇÃO
Orientação: Francisco C Zemek,professor de neurolinguística e presidente do Centro Filosófico Delfos.
A MAGIA DA COMUNICAÇÃO
O verdadeiro inimigo do orador não é o público, mas o medo. Na realidade o comunicador sempre deve sentir agradecer ao auditório, eles estão prestigiando-o. Ao contrário o temor é um monstro que ameaça o orador desde o íntimo de sua mente, o faz tremer e até esquecer as falas. Como vencer o medo? Perguntam-se os iniciantes. Uma das técnicas consiste em relaxar e imaginar-se na tribuna falando de forma fluente, outra forma de diminuir a ansiedade consiste em estudar a arte de Demóstenes.
O que o público deseja? Um orador cordial e autoconfiante, técnico em seu ramo, que conhece do assunto e sabe transmitir seus conhecimentos de forma clara e simpática, trazendo informações corretas e interessantes. O palestrante persuasivo precisa impregnar seu discurso daqueles elementos que atraem a simpatia dos presentes: conhecimento, técnica e autoconfiança. A inibição irá cedendo a cada nova apresentação, até você sentir que venceu. Programe sua mente, treine bastante, e o êxito logo será seu.
A ARTE DE LIDERAR
Liderar é se comunicar. E a melhor ferramenta de comunicação ainda continua sendo a palavra. A palavra falada, apoiada com gesticulação, inflexão da voz e atitude segura. Ainda o poder da palavra adquire força e valor quando o discurso é estruturado corretamente, dentro das regras da oratória e de acordo ao objetivo a ser atingido.
Porém entender a arte da liderança pode deixar perplexos mesmo os cientista sociais, já que liderança é um conceito escorregadio e ilusório. As tentativas de descrição de líderes de sucesso geralmente soam mais como anuário de escola do segundo grau do