“A magia da comunicação
O livro “A magia da comunicação” do doutor Lair Ribeiro, tem como objetivo permitir ao leitor descobrir, compreender e utilizarconhecimentos capazes de propiciar um bom diálogo com seu interlocutor, nas mais diversas situações.
O capítulo um começa lembrando ao leitor o quão fundamental é a própria vida de cadaindivíduo, manifestada em movimentos sutis, como o de respirar, que muitas vezes não é sequer lembrado. Desta forma, o indivíduo deixa de prestar atenção num fato essencial: o deestar vivo. Adiante, são propostos diversos exercícios envolvendo criatividade, e, feitas questões para que o leitor conheça o nível de sua própria capacidade de comunicação atual.Pode-se estabelecer uma analogia entre tecnologia e magia, em razão de toda tecnologia nova, por ser surpreendente ao criar ou lidar com atividades de maneira nuca antes vista, pareceter sido feita de modo sobrenatural, como mágica. Da mesma forma funciona a magia da comunicação.
O capítulo dois expõe a importância de fazer a diferença no Universo, de participarda criação contribuindo com alguma coisa. Para isto, não é preciso copiar o modo alheio de fazer as coisas, ou agir da forma que todos desejam. Basta atuar com seu próprio jeito,acreditando no talento de sua atuação e gostando daquilo que faz. O primeiro segredo básico para uma boa comunicação é ficar consciente do que se está fazendo em dado momento e confianteno que se pretende alcançar. O essencial é atuar positivamente.
O capitulo três mostra que todo conhecimento adquirido, quando em desuso, perde sua serventia, e, assim, todo oesforço que fora empreendido para aprendê-lo terá sido em vão. Qualquer conhecimento só tem valor quando é bem expresso através da comunicação. Em toda a História Humana, a