A madeira
Matéria-prima: Em marcenaria compreende-se por matéria-prima, todo o material que entra na confecção dos móveis, tendo por substância essencial amadeira.
Definição da madeira. Madeira é uma substância compacta e sólida, que compõe as raízes, o tronco e as ramas das árvores e dos arbustos. Em um conjunto de tecidos (parte sólida de um corpo organizado). Seu elemento fundamental é o tecido vascular, constituído de vasos compostos de longas células (pequenas cavidades sobrepostas topo a topo, em filas longitudinais ininterruptas).
Rudimentos de botânica.
A água é o elemento mais necessário à vida vegetal. As raízes, que são órgãos de absorção, sugam da terra o alimento necessário á nutrição da planta. A raiz divide-se em três partes: corpo, que é a parte central, prolongamento do caule; colo ou nó vital, ponto em que o caule se separa da raiz, e as radículas, cujas extremidades, chamadas espongíolos, são os órgãos ativos da absorção. Caule é a parte da planta que cresce em sentido inverso ao da raiz e que sustenta os galhos, as folhas, as flores e os frutos. Folha é o órgão respiratório das plantas. Divide-se em duas partes :limbo e pecíolo. No limbo, que é uma lâmina verde e chata, de várias formas, notam-se duas faces, uma superior, mais colorida, e outra inferior; a base, o vértice, a orla. As folhas transpiram pela face superior e absorvem a umidade pela face inferior. Realizam assim as suas duas importantes funções de exalação e absorção. Pecíolo. É assim chamada a parte da folha que prende o limbo ao galho ou ao ramo. Talo. Chamam-se assim a fibra grossa que se estende pelo meio da folha, prolongando-se, ás vezes, até confundir-se com o pecíolo. Nervuras são fibras salientes que percorrem a superfície das folhas de algumas plantas. É uma ramificação do talo.
Parênquima.
É tecido que ocupa os espaços existentes entre as nervuras. Clorofila. É como se chama a matéria que determina a coloração das folhas. Seiva. Líquido que as raízes