a lógica
Introdução……………………………………………………………………………………………………1
A lógica……………………………………………………………………………………………………….2
Objectivos da lógica………………………………………………………………………………….2.1
Tarefas da lógica……………………………………………………………………………………….2.2
Lógica espontânea e lógica como ciência………………………………………………….2.3
Conclusão…………………………………………………………………………………………………….3
Bibliografia……………………………………………………………………………………………………4
Introdução:
O presente trabalho visa retratar factos bastante importantes relacionados com a lógica que é usualmente tida como a disciplina filosófica, ou ciência que tem por objectivo o pensar de um modo mais sistemático, a lógica é tida como ciência que se ocupa do estudo das leis gerais do pensamento.
A palavra “lógica” deriva do termo grego que etimologicamente, é a ciência do lógos, que significa diversas coisas ao mesmo tempo, o que veremos no desenvolver do trabalho…
A LÓGICA
A Lógica é usualmente tida como a disciplina filosófica que estuda as leis que regulam as operações da inteligência para serem consideradas validas e poderem atingir a verdade.
A lógica é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte.
É ciência porque estuda as condições da validade do pensamento; é uma técnica (arte) porque nos fornece os meios para alcançarmos a verdade ou porque nos leva a pensar bem.
A palavra lógica deriva do termo grego que etimologicamente, lógica é a ciência dos logos , que significa ao mesmo tempo palavra, proposição, oração e pensamento.
Gilbert Hutlois considera a lógica como estudo da razão na linguagem ao estudo do discurso racional.
OBJECTIVOS DO ESTUDO DA LÓGICA:
As leis do pensamento que regem as formas das diferentes ciências e as formas de pensamento na qual elas tem de geral e comum;
É o estudo das condições de pensamento valido, isto é, do pensamento que procura alcançar a verdade; É o estudo das condições de validade do raciocínio e do pensamento;
A LÓGICA TEM COMO