A luta protestante pelo direito a cidade
Departamento de Geografia – DG
A LUTA PROTESTANTE PELO DIREITO À CIDADE
NA FORMAÇÃO TERRITORIAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Vitória da Conquista,
2008
JOSUÉ AZEVEDO LEITE
A LUTA PROTESTANTE PELO DIREITO À CIDADE
NA FORMAÇÃO TERRITORIAL DE VITÓRIA DA CONQUISTA
Projeto de Pesquisa elaborado pelo Licenciado em Geografia: Josué Azevedo Leite, como requisito parcial de avaliação do Programa de Pós-Graduação em Análise do Espaço Geográfico, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB.
Vitória da Conquista, BA.
2008
SUMÁRIO
Introdução 4 Justificativa 5 Objetivos: Geral / Específico 6 Referencial teórico 7 Metodologia 16 Bibliografia 17
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo primordial a busca do entendimento sobre a formação territorial, vista sob um novo viés de análise, a influência religiosa, fator também preponderante para desvendar a paisagem urbana, uma vez que tendo os principais agentes dessa formação, ou seja, o Estado, os movimentos sociais, os proprietários dos meios de produção e os proprietários fundiários, intrínseca relação com a questão religiosa, sendo influenciados, marcados, e até mesmo subjugados por essa hegemonia vivida no Brasil no início do século XX, diante a uma nova forma de ver o cristianismo (protestantismo) que despontava na busca por deixar também suas marcas nessa construção. Essa herança religiosa exprimiu de forma efetiva nuances nas relações próprias da vida da cidade, sejam elas econômicas, políticas, culturais, de poder ou mesmo de cunho puramente religioso. Esses fatores foram preponderantes na formação do espaço urbano em Vitória da Conquista.
JUSTIFICATIVA
Alicerçado no pensamento de Henri Lefebvre [Se se considera a cidade como obra de certos “agentes” históricos e sociais, isto leva a distinguir a ação e o resultado, o grupo (ou os grupos) e seu “produto”. Sem com isso