Avanços tecnologicos na cartografia
O Avanço Tecnológico na Cartografia
A elaboração de mapas começou na Antiguidade. O mapa mais antigo do mundo foi encontrado na Mesopotâmia. Hoje, podemos obter imagens tridimensionais da superfície da Terra e contamos até com a cartografia e o GPS como grandes aliados. MAPAS ATUAIS
A cartografia encontra-se no curso de uma longa e profunda revolução, iniciada em meados do século passado, e certamente a mais importante depois do seu renascimento, que ocorreu nos séculos XV e XVI. A introdução da fotografia aérea e do sensoriamento remoto, o avanço tecnológico nos métodos de gravação e impressão e, mais recentemente, o aparecimento e vulgarização dos computadores vieram a alterar profundamente a forma como os dados geográficos são adquiridos, processados e representados, bem como o modo como os interpretamos e exploramos. Durante a II Guerra Mundial isso ficou ainda mais claro com o uso das aeronaves, pela primeira vez, em guerras, tanto para aerofotografar os territórios envolvidos como para transportar soldados e cargas, e para lançamento de bombas.
Os mapas, antiga e tradicionalmente feitos usando material de escrita, a partir do aparecimento dos computadores e dos satélites conheceram uma verdadeira revolução. Atualmente são confeccionados utilizando-se softwares próprios, os Sistemas de Informação Geográfica (SIGs, CAD ou softwares especializados em ilustração para mapas). Os dados assim obtidos ou processados são mantidos em base de dados. A tendência atual neste campo é um afastamento dos métodos analógicos de produção e um progressivo uso de mapas interativos de formato digital.
Anaximandro (610 a.C.-547 a.C.), que era discípulo de Tales de Mileto, é considerado o primeiro cartógrafo. Em seu mapa, a Terra estava solta no espaço e não havia referência a sua forma.
Até então contávamos apenas com equipamentos que para nós, hoje, são simplórios, como o astrolábio, o compasso, o sextante e a bússola, e com mapas do tipo portulanos.
A partir