Portfólio de geotecnologia
Desenvolvimento
A coleta e o armazenamento dos fenômenos físicos e humanos têm sido realizados há séculos por geógrafos e navegadores e representadas em mapas por cartógrafos. A Cartografia analógica requeria muito tempo e exigia um grande investimento financeiro. Com a modernização, surgiu o desenvolvimento tecnológico, fazendo com que as técnicas de cartografia antes utilizadas já não fossem tão eficientes. Com isso, surgiu a Cartografia Digital, com fotografias digitais e imagens obtidas por satélites. A utilização da Cartografia Digital possibilita acompanhar com mais detalhes e em um menos espaço de tempo as transformações que determinadas paisagens sofreram.
A geotecnologia é o conjunto de tecnologias de informação com referência geográfica, composta por soluções em hardware e software que juntos constituem ferramentas para a coleta, o processamento e a manipulação de informações. Dentre as Geotecnologias estão os Sistemas de Informação Geográfica (SIG), a Cartografia Digital Sensoriamento Remoto, o Sistema de Posicionamento Global (GPS) e a Aerofotogrametria que produzem diferentes materiais visuais.
O Sistema de Informação Geográfica (SIG) é um sistema de informação espacial e procedimentos computacionais que possibilita a coleta, análise, gestão e representação de fenômenos e paisagens do espaço.
Sensoriamento remoto é uma técnica de obtenção de informações sobre um objeto, área ou fenômeno sem que ocorra contato físico, por meio de satélite.
O Sistema de Posicionamento Global (GPS) é um sistema de posicionamento por satélite utilizado para a localização e