Cartografia
Segundo Joly (1990, p.7) “a cartografia é a arte de conhecer, de levantar, de redigir e de divulgar mapas”.
Deste modo a cartografia é a ciência que representa a superfície terrestre. A cartografia é também uma arte de confeccionar mapas, .
Os mapas são confeccionados desde a pré-história, antes mesmo do surgimento da escrita. Eram confeccionados em placas de argila sumérias e papiros egípcios. Na Grécia antiga Hiparco e Aristóteles confeccionaram mapas com latitudes e longitudes. Em Roma Ptolomeu representou a Terra dentro de um círculo. Isso demonstra a necessidade do homem de se localizar no espaço geográfico.
Por isso a cartografia é importante para a geografia, se tornou um instrumento de orientação e estudo do ambiente, além de atender as necessidades e estatísticas de uma determinada população, como por exemplo, o índice de desenvolvimento de um município.
Ora, é imprescindível o uso ou aplicação da cartografia na Geografia, pois não se pode pensar no que é Geografia sem os dados e informações fornecidos pelo surgimento e avanço das técnicas cartográficas. Desde quando a Geografia não era considerada ciência já se podia ter noção do que eram mapas, dados coletados, repositórios de informações sobre lugares, entre outros fatores. A Cartografia contribuiu juntamente com outros fatores para a sistematização da Geografia e se desenvolveu juntamente com essa ciência ao longo dos séculos chegando ao processo de renovação da Geografia com um legado construído juntamente com o avanço tecnológico, principalmente o surgimento do computador.
Com o advento do capitalismo e seu desenvolvimento e a globalização, a idéia de espaço geográfico não era mais tão resumida, havia uma necessidade de expandir, ampliar o conhecimento acerca de lugares, desenvolvimento sócio econômico das populações enfim todas essas demandas oriundas desses dois processos levaram a uma necessidade de maior rigor, maior precisão nos detalhes de cunho cartográficos.
E é