A luta da desigualdade social
1 INTRODUÇÃO 3
2 TRABALHO DECENTE 4
2.1 CONCEITO DE TRABALHO DECENTE 4
2.2 PRIORIDADES DA AGENDA NACIONAL DE TRABALHO 4
2.2.1 Análise dos Avanços desde 2003 dessas prioridades......................................5
2.3 TRABALHOS DECENTES NA REGIÃO 5
2.4 VIABILIDADE DO TRABALHO DECENTE PARA AS EMPRESAS 5
2.5 PAPEL DO ADMINISTRADOR NA PROMOÇÃO DO TRABALHO DECENTE 6
2.6 ANÁLISE DOS TEXTOS ENCONTRADOS 6
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO
Trabalho decente se refere a um trabalho honesto e direito, a fim de trazer segurança, saúde, oportunidades, melhores condições de vida ao trabalhador, perspectiva no desenvolvimento pessoal, direito a remuneração e liberdade, garantindo uma vida digna tentando corresponder o que pode ser um objetivo do trabalhador, a auto-realização, superando a pobreza e a desigualdade social.
2 TRABALHO DECENTE
• Prioridade 1: É preciso conscientizar que a mão de obra escrava ainda existe em nosso país. Há muitos lugares que obrigam o trabalhador a trabalhar mais de oito horas diárias, em ambientes inadequados, sem conforto, limpeza, equipamentos individuais; empregadores que não se preocupam com o bem estar do trabalhador, esquecendo dos princípios e direitos.
• Prioridade 2: Outro fator que nos preocupa muito é o trabalho infantil. Ainda há muitas crianças que estão no mercado de trabalho e não nas salas de aula. Esse é um problema antingo que é comparado ao trabalho escravo, muitas delas trabalham para ajudar em casa, pois levam uma vida muito pobre e muitas vezes não tem o que comer em casa.
• Prioridade 3: De acordo com a leis trabalhistas isso tem que mudar. É direito de cada cidadão ser respeitado e como trabalhador também. As organizações como MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), OIT (Organização Internacional do Trabalho) e outras entidades tem como finalidade dar condições mínimas ao trabalhador valorizando o trabalho digno, destacando direitos iguais para mulheres, negros, trabalhadores