desigualdade social
A DESIGUALDADE SOCIAL NO MUNDO
Nome; Andrei Dedoni, Nº 4 1ºEM 07/11/2014
Ferraz de Vasconcelos
ÍNDICE
Introdução – A desigualdade social no mundo
Desigualdade social: a pobreza como fracasso
A desigualdade como produto das relações sociais
As classes sociais
A luta de classes
A desigualdade social no Brasil
Desenvolvimento e pobreza
A pobreza absoluta
A extrema desigualdade social
Conclusão
Bibliografia
Introdução
A desigualdade social no mundo
No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros.
Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade, pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não tem sequer o que comer durante o dia.
Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.
Desigualdade social: a pobreza como fracasso
No século XVIII, o capitalismo teve um grande crescimento, com a ajuda da industrialização, dando origem assim as relações entre o capital e o trabalho, então o capitalista, que era o grande patrão, e o trabalhador assalariado passaram a ser os principais representantes desta organização.
A justificativa encontrada para esta nova fase foi o liberalismo que se baseava na defesa da propriedade privada, comércio liberal e igualdade perante a lei. A velha sociedade medieval estava sendo