a lua
Um artigo de apreciação crítica é um texto de opinião da autoria de um jornalista ou de uma figura de reconhecido mérito que se publica num jornal ou num outro meio de comunicação social. Neste tipo de artigo jornalístico, o autor comenta acontecimentos ou factos de uma área da sociedade (política, costumes, cultura, economia, desporto, etc.), formulando e fundamentando a sua opinião sobre o assunto. Em alguns casos, o signatário (aquele que assina) do texto procura que o leitor adira ao seu ponto de vista, tentando persuadi-lo através de um discurso argumentativo.1 Este género jornalístico distingue-se de outros géneros na medida em que não tem como objetivo central informar, assumindo-se como um texto marcadamente subjetivo. Tal não significa, porém, que o autor não pretenda esclarecer o público e clarificar uma questão antes de contribuir para o seu debate. De facto, um artigo de apreciação crítica deve começar por apresentar os factos e a informação antes de apresentar a posição do articulista sobre a questão em causa. Até porque, por vezes, as notícias deixam de lado ou subvalorizam alguns matizes de informação que devem ser aqui analisados. Em geral, estes textos de opinião incidem sobre temas da atualidade ou do quotidiano.
Por seu lado, o leitor deve também estar consciente da parcialidade do articulista na visão que dá de um facto ou acontecimento.
O artigo de apreciação crítica pode assumir diferentes formas: artigo de opinião, crónica, artigo de crítica de cinema, de teatro, de literatura, texto de análise política, etc.
ESTRUTURA
Um artigo de apreciação crítica não tem estrutura fixa, podendo assumir a forma de diferentes géneros jornalísticos específicos. No entanto, como outros textos, respeita a organização tripartida: introdução, desenvolvimento, conclusão. O tratamento que faz de determinado tema pode assumir formas muito distintas.
No entanto, os autores deste tipo de