Movimentos
Em física, movimento é a variação de posição espacial de um objeto ou ponto material no decorrer do tempo.
MRU: Movimento retilíneo uniforme (MRU) é descrito como um movimento de um móvel em relação a um referencial, movimento este ao longo de uma reta de forma uniforme, ou seja, com velocidade constante. Diz-se que o móvel percorreu distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. No MRU a velocidade média assim como sua velocidade instantânea são iguais.
MUV: O movimento de uma partícula só é considerado uniformemente variado quando o módulo de sua velocidade varia, aumentando ou diminuindo ao longo do tempo. Quando observamos que a velocidade aumenta ou diminui de maneira uniforme, independentemente da trajetória descrita por essa partícula, quer dizer que a partícula possui aceleração constante.
M. Projéteis: São divididos em duas situações: lançamento vertical e lançamento horizontal.
Direção vertical: A intensidade e sentido do vetor velocidade variam no tempo esta variação resulta da aceleração da gravidade
Direção horizontal: O vetor velocidade mantém-se constante - não há aceleração nesta direção
Aplicação
01. Uma bolinha rola por toda a extensão de uma mesa horizontal de 5m de altura e a abandona com uma velocidade horizontal de 12m/s. Calcule o tempo de queda e a distância do pé da mesa ao ponto onde cairá a bolinha (g = 10m/s2).
Solução:
Calculemos, inicialmente, o tempo de queda, considerando apenas o movimento vertical (queda livre – MUV acelerado): Considerando agora o movimento horizontal (uniforme), teremos:
(o corpo cairá a 12m do pé da mesa).
LANÇAMENTO OBLÍQUO
A velocidade de lançamento forma com a horizontal um ângulo distinto de 0o e de 90o. A velocidade Vo pode ser decomposta em duas componentes: Vox (componente da velocidade no eixo dos x) e Voy (componente da velocidade no eixo dos y):
Vox = Vo . cosVoy = Vo . sen
O lançamento oblíquo resulta da composição de dois