A logística e a copa do mundo no brasil em 2014
Ficamos orgulhosos em receber a notícia de que, pela segunda vez, teremos a oportunidade de sediar a Copa do Mundo de Futebol. Nada mais justo já que somos pentacampeões mundiais de futebol, temos o atleta do século (Pelé) e com certeza somos apaixonados por futebol.
Como muitos brasileiros vibraram com a notícia. Já estou imaginando a oportunidade de assistir, juntamente com meu filho, a um jogo de copa do mundo em meu país. Deve ser uma emoção e tanto!!
Após a euforia de torcedor, passo a refletir como profissional de logística e neste sentido é importante pensar nos requisitos logísticos que um evento desta magnitude necessitará. Serão necessários investimentos em construção ou modernização de estádios, aeroportos, hotéis, rodovias, ferrovias e muitos outros projetos de infra-estrutura que estão sendo estudados pelas autoridades.
Além dos aspectos acima, me preocupa a questão da logística das pessoas que participarão do evento. Segundo expectativas do Ministério do Turismo, o Brasil deverá receber 500 mil turistas estrangeiros que juntamente com as delegações (jogadores e comissão técnica), os profissionais de imprensa, médicos e muitos outros profissionais estarão em nosso país para assistir, comentar e trabalhar na Copa do Mundo de 2014.
Logo comecei a pensar:
Será que teremos algum projeto voltado para a logística dos participantes deste evento?
Estes projetos devem procurar racionalizar o fluxo das pessoas dentro das cidades, aperfeiçoarem o tempo de deslocamento destas, reduzir custos, agregar valor e proporcionar uma maior satisfação de cada um dos participantes deste fantástico evento. Devemos ainda ter em mente que este é um excelente momento de criarmos uma imagem positiva sobre nosso país, tanto aos visitantes como aos que assistem ao evento pelos meios de comunicação. Aos visitantes devemos despertar a vontade de visitar o país novamente e aos que assistem pela TV devemos despertar o desejo